Traçados Bora
Os Boras são um povo nativo da Amazônia peruana e colombiana. como tantos outros povos amazônicos os Boras tem uma relação intima com a natureza, a caça e a pesca são bastante importantes em sua cultura além disso os Boras são ótimos artesões, produzem peças de utilidade domestica, cestos para coleta de frutos, raízes, além de construírem partes suas casa utilizando técnicas de trançados em palha.
Para as pessoas que nunca tiveram contato algum construção de abrigos pode parecer fácil, mas o trabalho requer mãos treinadas e olhos atentos ainda mais quando se trabalha com quantidade de luz solar limitada. a direita da imagem uma construção feita por mim com palha de babaçu, utilizando método de trançamento interno e depois revestido com palha seca.
Conceito ancestral de Matemática
Anahuasca 10x1
Conceito ancestral de Matemática
Anahuasca 10x1
(foto arquivo pessoal. representação artística da Jurema preta feita em seu próprio chá)
Em determinada aula a professora Jannaina pediu que levássemos algum artesanato que de alguma forma tivesse inserido uma conceito matemático para que pudéssemos fazer um intercambio cultural. Trouxe um pouco do meu conhecimento ancestral e cientifico pra dentro da Universidade. manipulando a entrecasca por alguns processos físicos e químicos (ecológicos) conseguimos quebrar a parede celular e obter o máximo de DMT, ao final de muitos outros processos temos a obtenção de um liquido chamado de Vinho da Jurema ou catimbo. o vinho tem uso milenar e possui propriedades antidepressivas e ansiolíticas, essa e outras substancias vem sido estudas cada vez mais nas ultimas duas décadas e prometem revolucionar a psiquiatria e a psicologia nas próximas décadas.
Mas onde está a matemática nisso?
A matemática está em tudo, antes de coletarmos a entrecasca da raiz da Jurema Preta (Mimosa Hostilis) que é a principal matéria prima do chá, devemos levar em consideração a idade da arvore fazendo uma media baseada em aspectos visuais que ela nos mostra.
(foto arquivo pessoal. Mimosa Hostilis centenária)
necessitamos de arvores com no minimo 30 anos de idade, pois é com essa idade que já temos uma concentração de alcaloides razoáveis.
alguns aspectos devem ser analisados para fazermos um media de idade da arvore:
- Diâmetro do tronco
- Diâmetro dos galhos
- Altura da arvore e
- Largura da arvore
Coleta
(foto arquivo pessoal. entrecasca de Jurema preta)
Após escolhermos a arvore cavamos em busca das tão preciosas raízes, após encontrarmos uma raiz retiramos toda a sua entrecasca, jamais danificando a estrutura da planta, após a coleta preenchemos o buraco com matéria orgânica e terra, uma coleta sustentável.
após coletado secamos a entrecasca no sol, pesamos e calculamos qual será a graduação do chá baseado no peso/quantidade de liquido no final de todo processo.
(foto arquivo pessoal. Formação incomum encontrada em uma raiz de Mimosa Hostilis após a retirada da entrecasca, a formação remete a espinhos)
Tanto a Jurema preta (Mimosa Hostilis) quanto a Arruda Siria (Paganum Harmala) são utilizadas como tinturas há muito tempo pelos antigos.
a combinação desses dois chás forma Anahuasca, uma beberagem quimicamente parecida com Ayahuasca, que inclusive, curiosamente é utilizada pelos Boras.
(foto arquivo pessoal. camiseta tie dye pintada com Anahuasca)
Após 5 dias de feitio temos o vinho Jurema
- 5 kg de entrecasca
- 15+ horas de fervura
- 4 kg de laranjas para realizar na remoção dos taninos
- 20x filtrado
- 50L reduzidos até chegar a 4L de chá
- 1L de mel de boa procedência adicionado
está pronto, um chá com a graduação 10x1
Os efeitos do chá são descritos como um viagem para dentro de si mesmo, encontros divinos, na verdade não há palavras que consigam descrever a experiencia.
Haux!!
Retomamos novamente a matemática!
Durante a experiencia entramos em um estado conhecido como "mirações" onde é comum vermos fractais, podemos ver formas geométricas extremamente complexas, perfeitamente simétricas e coloridas.
(imagem da internet, artesanato indigena)
Certamente podemos ver de forma clara essa influência no artesanato indígena em toda América!
Fractais
(imagem da internet)
Os fractais estão espalhados por toda a natureza, nas arvores, estalactites, folhas, casca dos caracóis, relâmpagos, vasos sanguíneos..
Os fractais estão espalhados por toda a natureza, nas arvores, estalactites, folhas, casca dos caracóis, relâmpagos, vasos sanguíneos..
(Imagem da internet)
Mulher apos se recuperar de ser atingida por um raio
Fungos são um belo exemplo de fractais encontrados na natureza. micélio rizomórfico de Psilocybe Cubensis variedade Thay pink bufalo, isolamento genético crescendo em placa de petri
(Foto arquivo pessoal)
As figuras de Lichtenberg são um belo exemplo de fractais aplicados a arte.
"figuras de Lichtenberg são imagens produzidas por descargas elétricas ramificadas, arborescentes.[1] Chamam-se assim devido ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg que as descobriu e estudou. Inicialmente ele imaginou que o fenômeno poderia explicar a natureza dos fluidos elétricos positivo e negativo, como se imaginava a eletricidade na sua época"
POTIER, Guido de Camargo. EDIPUCRS, ed. Física dos Raios & Engenharia de Proteção. 2010 2. ed. ed. [S.l.: s.n.]
Pavimentação
Pavimentação
(imagem da internet)
preparação de pavimentação para exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário